Fortaleza ganha sua primeira clínica veterinária popular - confira os serviços oferecidos!

A primeira Clínica Veterinária Popular de Fortaleza, localizada no bairro Passaré (Regional VI), na Avenida da Saudade, esquina com a Avenida dos Paroáras, já funciona desde outubro de 2020. O equipamento faz parte do plano de ações programadas pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), é vinculada à Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Com investimento R$ 1,6 milhão, as obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), contemplam consultório, ambulatório, enfermaria, farmácia, salas de preparo, assepsia, esterilização, centro cirúrgico, sala de recuperação e espera. O novo equipamento também oferece recepção, banheiros, área administrativa com arquivo, copa e depósito para material de limpeza.

Serviços oferecidos na clínica:

  • Urgências, emergências
  • Consultas clínicas
  • Especialidades médicas (cardiologista, endocrinologista, dermatologista, oncologista, ortopedista e neurologista)
  • Cirurgias gerais (tecidos moles e ortopédicas) e de esterilização
  • Exames de imagem (raio-x e ultrassom)
  • Exames laboratoriais
  • Aplicação de medicamentos
  • Soroterapia

Conforme a prefeitura, o poder público assume o compromisso mais efetivo de garantir a proteção, o acolhimento e o respeito aos animais da Capital. “O equipamento foi feito com todo carinho, em nome dos animais da cidade de Fortaleza e da população em situação de vulnerabilidade, que mesmo com todas as dificuldades, cuida muito bem de seus animais, mas muitas vezes não possui condições financeiras para arcar com os custos veterinários. Com mais VetMóveis e agora com a Clínica, passarão a ter esse direito também”, disse o prefeito.

O local, onde funcionava o antigo prédio que abrigava a Farmácia Viva, passou por diversas intervenções estruturais, com a recuperação de alvenarias, implantação de revestimentos cerâmicos, piso podotátil, recuperação de toda a estrutura metálica e novas instalações elétricas e hidráulicas.

De acordo com a titular da Coepa, Cláudia Lopes, a Clínica é administrada por uma empresa com expertise no na gestão neste tipo de serviço, com 16 especialidades veterinária para atender a população. “A expectativa é grande, pois esta é uma luta de anos e de muitas mãos. É uma conquista do movimento da proteção animal em geral e é um sonho que está sendo realizado”, declarou.

O secretário de Conservação e Serviços públicos, Ítalo de Andrade, conta que no início, a ideia era apenas fazer castração e pequenas consultas. Com o tempo, a ânsia da gestão era para proporcionar algo mais a proteção animal, e desenvolvemos o projeto da Clínica, já concretizado. “Existe uma previsão de um grande volume de serviços para ser realizado aqui. A gente deseja atingir esse objetivo logo para que, se possível e necessário, possamos ampliar a Clínica, até mesmo para animais de médio e grande porte”, destacou.

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A entrega das senhas de atendimento inicia às 8h, sendo 31 senhas diárias individuais ao todo para distribuição aos tutores com seus animais.

Atendimentos de emergência

São imediatos, sob avaliação, e o retorno é de até 30 dias após o último atendimento, sempre de 13h às 15h, com agendamento prévio.

Telefone para contato

(85) 3275-9086 (informações de que não está funcionando)

Fonte: olagoa.com.br

0/Comentários

Anterior Próxima